Saturday 21 December 2024

A instrução ACCEPT transfere dados ou informações relacionadas à data do sistema para a área de dados referenciada pelo identificador especificado. Não há edição ou verificação de erro dos dados de entrada.

 

Transferência de dados

Formato 1: transferência de dados: 

Read syntax diagramSkip visual syntax diagram>>-ACCEPT--identifier-1--+----------------------------+--------><
                         '-FROM--+-mnemonic-name-1--+-'  
                                 '-environment-name-'    

 

Formato 1 transfere dados de uma fonte de entrada para o item de dados referenciado pelo identificador-1 (área de recepção). Quando a frase FROM é omitida, o dispositivo de entrada do sistema é assumido.

O formato 1 é útil para situações excepcionais em um programa quando a intervenção do operador (para fornecer uma determinada mensagem, código ou código de exceção) é necessária. O operador deve, evidentemente, ser fornecido com as mensagens adequadas para responder.

O arquivo de entrada deve ser um arquivo de fluxo de bytes (por exemplo, um arquivo consistindo em dados de texto com registros delimitados por um terminador de registro). Você pode criar um arquivo de fluxo de bytes no seu programa COBOL usando arquivo de linha sequencial IO ou com a instrução DISPLAY. (A maioria dos editores de texto também pode ser usada para criar um arquivo de fluxo de bytes.)

O arquivo de entrada não pode ser um arquivo Btrieve ou STL (incluindo arquivos seqüenciais, relativos ou indexados).

Se a fonte da instrução ACCEPT for um arquivo e a área de recebimento for preenchida sem usar o registro completo delimitado pelo terminador de registro, o restante do registro de entrada será usado na próxima instrução ACCEPT para o arquivo. Os caracteres de delimitador de registro são removidos dos dados de entrada antes que os registros de entrada sejam movidos para a área de recebimento.

Se a origem da instrução ACCEPT for um teclado, os dados inseridos no teclado seguido da tecla Enter serão tratados como os dados de entrada. Se os dados de entrada forem mais curtos do que a área de recepção, a área é preenchida com espaços da representação apropriada para a área de recepção.

Identifier-1

A área de recepção. Pode ser:

  • Um item de grupo alfanumérico
  • Um item de grupo nacional
  • Um item de dados elementar de uso DISPLAY, DISPLAY-1 ou NATIONAL

Um item de grupo nacional é processado um item de dados elementares da categoria nacional.

Se o identificador-1 for de uso NACIONAL e a fonte dos dados de entrada for um teclado, a entrada será convertida da página de código nativa (a página de código indicada pelo local de tempo de execução) para a representação de caracteres nacional.

mnemonic-name-1: Especifica o dispositivo de entrada. mnemônica-name-1 deve ser associado no parágrafo ESPECIAL-nomes com um nome meio ambiente. Ver parágrafo-nomes especiais .

environment-name: Identifica a fonte de dados de entrada. Um ambiente de nome a partir dos nomes dados em significados dos nomes ambiente ( Tabela 5 ) pode ser especificado.

ACCEPT com um nome de ambiente usa a origem associada a essa designação de ambiente por atribuição de variável de ambiente no ambiente operacional. Se a variável de ambiente que corresponde ao nome do ambiente COBOL não estiver definida, ACCEPT de SYSIN ou SYSIPT é do dispositivo de entrada lógica do sistema; ACCEPT de CONSOLE é a partir do teclado do usuário. Para mais informações sobre variáveis de ambiente, consulte o COBOL para o guia de programação do Windows .

Se o dispositivo for o mesmo utilizado para instruções READ para um arquivo LINE SEQUENTIAL, os resultados serão imprevisíveis.

 

Transferência de informações relacionadas à data do sistema

Informações do sistema contidas nos itens de dados conceituais data especificada, AAAAMMDD data, dia, dia YYYYDDD, dia da semana, ou TIME, pode ser transferido para o item de dados referenciado pelo identificador-2 . A transferência deve seguir as regras para a instrução MOVE sem a frase CORRESPONDING. Ver declaração MOVIMENTO .

 

Formato 2: Transferência de informações do sistema

>>-ACCEPT--identifier-2--FROM--+-DATE--+----------+-+----------><
                               |       '-YYYYMMDD-' |  
                               +-DAY--+---------+---+  
                               |      '-YYYYDDD-'   |  
                               +-DAY-OF-WEEK--------+  
                               '-TIME---------------'  

Identifier-2

A área de recepção. Pode ser:

  • Um item de grupo alfanumérico
  • Um item de grupo nacional
  • Um item elementar de dados de uma das seguintes categorias:
    • Alfanumérico
    • Editado alfanumericamente
    • Numeric-edited (com o uso DISPLAY ou NATIONAL)
    • nacional
    • Editada nacionalmente
    • numérico
    • Ponto flutuante interno
    • Ponto flutuante externo (com uso DISPLAY ou NATIONAL)

Um item de grupo nacional é processado um item de dados elementares da categoria nacional.

O formato 2 acessa a data atual em dois formatos: o dia da semana ou a hora do dia, como o sistema (que pode ser útil para identificar quando uma execução específica de um programa de objeto foi executada). Você também pode usar o formato 2 para fornecer a data nos títulos e rodapés.

A data e hora atual também pode ser acessado com a função intrínseca CURRENT-DATE, que também suporta valores de ano com quatro dígitos e fornece informações adicionais (ver funções intrínsecas ).