A instrução DISPLAY é usada para exibir mensagens, variáveis ou resultados na tela, no console ou até gravar informações em arquivos. É uma das formas mais simples de interação com o usuário ou de depuração no COBOL.

📌 Para que serve

  • Exibir mensagens fixas (literais) na tela.

  • Mostrar o conteúdo de variáveis COBOL.

  • Gravar saídas em arquivos ou dispositivos específicos, como SYSPUNCH ou CONSOLE.

  • Depurar o programa mostrando valores durante a execução.

🧾 Sintaxe básica

DISPLAY {literal | identifier} ...
       [UPON {destination}]

📤 Destinos possíveis (UPON)

  • SYSOUT: destino padrão (tela do terminal).

  • SYSPUNCH: grava em arquivo especificado no JCL.

  • CONSOLE: exibe na tela do TSO ou console.

  • ENVIRONMENT-NAME: em ambientes específicos (mainframe, por exemplo).

O destino UPON é opcional. Quando omitido, o DISPLAY escreve no dispositivo de saída padrão do sistema.

✍️ Exemplos

Exibir literal simples

DISPLAY "Programa iniciado com sucesso."

Exibir conteúdo de uma variável

DISPLAY "Cliente: " CUSTOMER-NAME

Se CUSTOMER-NAME for JOHNSON, a saída será:

Cliente: JOHNSON

Exibir mensagem formatada

DISPLAY "Erro: CPF '" CPF-CLIENTE "' não encontrado."

Exibir em um arquivo

DISPLAY "LOG: Registro processado com sucesso." UPON SYSPUNCH

🌐 Observação sobre dados NACIONAIS

Se o campo exibido for do tipo USAGE NATIONAL, e o destino for o CONSOLE, ele será convertido de UTF-16 para EBCDIC automaticamente, de acordo com o code page configurado (por exemplo, 0037).

Para exibir dados NATIONAL fora do CONSOLE, use a função intrínseca DISPLAY-OF, assim:

DISPLAY FUNCTION DISPLAY-OF(DATA-IN-UNICODE, 0037)

 

✅ Conclusão

A instrução DISPLAY é essencial para mostrar mensagens, valores ou logs durante a execução do programa. Simples e poderosa, ela também pode ser usada em conjunto com arquivos e dispositivos, facilitando desde o debug até a geração de relatórios. Para dados mais complexos, como nacionais ou codificados, o uso da função DISPLAY-OF complementa sua funcionalidade.