A instrução DISPLAY
é usada para exibir mensagens, variáveis ou resultados na tela, no console ou até gravar informações em arquivos. É uma das formas mais simples de interação com o usuário ou de depuração no COBOL.
📌 Para que serve
-
Exibir mensagens fixas (literais) na tela.
-
Mostrar o conteúdo de variáveis COBOL.
-
Gravar saídas em arquivos ou dispositivos específicos, como SYSPUNCH ou CONSOLE.
-
Depurar o programa mostrando valores durante a execução.
🧾 Sintaxe básica
DISPLAY {literal | identifier} ...
[UPON {destination}]
📤 Destinos possíveis (UPON)
-
SYSOUT
: destino padrão (tela do terminal). -
SYSPUNCH
: grava em arquivo especificado no JCL. -
CONSOLE
: exibe na tela do TSO ou console. -
ENVIRONMENT-NAME
: em ambientes específicos (mainframe, por exemplo).
O destino
UPON
é opcional. Quando omitido, oDISPLAY
escreve no dispositivo de saída padrão do sistema.
✍️ Exemplos
Exibir literal simples
DISPLAY "Programa iniciado com sucesso."
Exibir conteúdo de uma variável
DISPLAY "Cliente: " CUSTOMER-NAME
Se CUSTOMER-NAME
for JOHNSON
, a saída será:
Cliente: JOHNSON
Exibir mensagem formatada
DISPLAY "Erro: CPF '" CPF-CLIENTE "' não encontrado."
Exibir em um arquivo
DISPLAY "LOG: Registro processado com sucesso." UPON SYSPUNCH
🌐 Observação sobre dados NACIONAIS
Se o campo exibido for do tipo USAGE NATIONAL
, e o destino for o CONSOLE
, ele será convertido de UTF-16 para EBCDIC automaticamente, de acordo com o code page configurado (por exemplo, 0037).
Para exibir dados NATIONAL
fora do CONSOLE
, use a função intrínseca DISPLAY-OF
, assim:
DISPLAY FUNCTION DISPLAY-OF(DATA-IN-UNICODE, 0037)
✅ Conclusão
A instrução DISPLAY
é essencial para mostrar mensagens, valores ou logs durante a execução do programa. Simples e poderosa, ela também pode ser usada em conjunto com arquivos e dispositivos, facilitando desde o debug até a geração de relatórios. Para dados mais complexos, como nacionais ou codificados, o uso da função DISPLAY-OF
complementa sua funcionalidade.